Dicas de Decoração

Como Decorar apartamentos Pequenos ?


Se você quer decorar um apartamento pequeno, selecione bem os móveis e os itens de decoração, e avalie a iluminação dos ambientes, este pontos são cruciais para melhorar a percepção dos espaços. 



1.Utilize pisos claros para não sobrecarregar o ambiente.

 Caso isso não seja possível e o piso existente seja escuro, tente suavizá-lo com um tapete em tom mais claro.



2. Evite móveis pequenos.

 As pessoas pensam que, em cômodos reduzidos, precisam optar por móveis pequenos, mas isso não é indicado. Se as peças forem pequenas ou baixas demais tendem a provocar uma sensação de achatamento no espaço.



3.Use móveis multifuncionais.

Se você tem espaço para apenas uma mesa na sala, experimente utilizar uma mesa de jantar que, virando o tampo, se transforme em mesa de jogos, por exemplo.




4.Priorize as mesas redondas. 

Eliminar as quinas favorece a sensação de amplitude do espaço. Por isso, se puder, opte por uma mesa de jantar redonda ou oval ao invés das quadradas ou retangulares.




5.Portas de correr  

No quarto, escolher portas de correr para os armários pode exigir cerca de 5 cm a mais de profundidade para o móvel. No entanto, você ganhará – e muito – em circulação





6.Contrate um serviço de marcenaria. 

Móveis prontos ou mesmo módulos planejados possuem medidas padrão. Ao personalizar cada peça, você consegue aproveitar os espaços da melhor forma possível.





7.Sempre que possível, Integre os ambientes. 

Planejar uma cozinha integrada a sala ou mesmo o quarto separado da sala apenas por uma porta de correr, que pode ser mantida aberta no dia a dia, são boas alternativas para aproveitar bem a metragem do apartamento.





8.Aproveite as paredes criando nichos para iluminação ou para pequenos objetos de decoração. 

As paredes têm, em média, 15 cm ou 20 cm de espessura e é possível fazer nelas alguns nichos para instalar a iluminação, por exemplo.



9.Use espelhos para ampliar a sensação de espaço. 

Quanto maior o tamanho dele, melhor
Os espelhos podem ser incorporados tanto nas paredes como nos móveis para complementar a decoração e ajudar a aumentar a amplitude dos cômodos.





10.Se o imóvel possui um pé direito baixo, esqueça o forro de gesso e invista nas sancas.

O forro de gesso requer pelo menos 15 cm para acomodar as instalações elétricas. Quando o pé direito é baixo, o melhor é optar pelas sancas, que ocuparão apenas a área periférica do teto e não reduzirão a altura do ambiente




11.Priorize a iluminação indireta, que dá a sensação do pé direito do ambiente ser mais alto do que o real.

 Esse tipo de recurso cria a linha horizontal para visualização do ambiente. Por exemplo, uma sanca, escondendo iluminação embutida e fazendo o papel de cortineiro, marca essa linha horizontal e favorece a percepção de espaço




12.Reserve o espaço adequado para circulação. 

Na entrada do apartamento e nos locais de passagem, é importante ter, no mínimo, de 80 a 85 cm livres para circulação. Ao redor da mesa de jantar, pode-se diminuir um pouco essa margem, se necessário, mas deixe um espaço de pelo menos 65 cm.



13.Lembre-se de que os objetos de decoração contribuem para dar movimento ao espaço, mas também provocam uma poluição visual maior. 

Fique atento para usá-los na medida certa, sem exageros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário